É seguro tomar Anticoncepcional? É possível engravidar?

É possível engravidar tomando anticoncepcional? Tire suas duvidas sobre Anticoncepcional

Apesar das diversas informações divulgadas pela mídia e campanhas das secretarias de saúde, ainda surgem dúvidas quanto aos métodos anticoncepcionais. Uma das perguntas é “é seguro tomar Anticoncepcional? Vou engravidar?”.

A pílula anticoncepcional é uma método mais seguro que existe, sua margem de segurança é de 99%, ela apenas não previne quanto a DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A sua eficácia é apenas garantida com o uso correto. Este 1% é uma margem muita baixa, uma probabilidade maior com o mau uso.

 

Eficácia do anticoncepcional

A pílula deve ser usada em dias e horários certos, se não pode falhar. Elas possuem hormônios como estrógeno e progesterona que são semelhantes aos produzidos naturalmente pelos ovários. Eles inibem o amadurecimento dos óvulos, assim não ocorre a ovulação. Isso faz com que não ocorra a fecundação, sem fecundação sem gravidez.

Alguns exemplos de anticoncepcionais são Selene, Yasmin, Yaz, Minima, Microvlar, Cerazette e Diane 35. Cada uma deve ser recomendado pelo ginecologista, ele saberá o perfil da mulher e qual melhor se encaixa. Algumas pílulas podem engordar a mulher e outras emagrecer, varia de organismo.

O ginecologista também saberá indicar o melhor método anticoncepcional. Apesar da pílula ser quase uma garantia de não gravidez, não é 100% apesar de chegar bem próximo. O melhor para a mulher do lado não pode ser para você. A pílula deve ser tomada no começo do ciclo menstrual, dos próximos 20 dias ela precisa ser tomada no mesmo horário. Por isso é importante sempre lembrar de tomar todos os dias no mesmo horário para que ela não perca suas propriedades no organismo.

Não existe uma pílula que seja melhor do que a outras, a única diferença entre elas é que algumas podem causar efeitos colaterais mais fortes que outras. O acompanhamento médico ajuda a escolher a melhor pílula, como algumas mulheres podem sentir sintomas mais fortes que outras, o acompanhamento médico é essencial.

A pílula além de ser um método anticoncepcional é indicada nos tratamentos de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual. Elas podem ajudar dependendo do caso na diminuição de queda de cabelo, da acne, estrias e melhoras na pele devido ao aumento na produção de colágeno.

2 Responses

  1. eu quero toma anticoncepcional mais tenho 15 ano qual é o melhor pra mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment