Cinco grandes mistérios do universo ainda nao resolvidos

Cinco grandes mistérios do universo ainda nao resolvidos

Hoje em dia, existem fenômenos científicos que resistem às explicações. Se a história conseguisse resolver a estes mistérios, o conhecimento que poderíamos obter conduziria a um grande salto para o futuro, mas quais seriam estes grandes mistérios?

1. O universo perdido
Tudo no universo é massa ou energia, mas não há nenhuma das duas em quantidade suficiente. Os cientistas acham que 96% do cosmos está perdido. Chegaram até a propor nomes a toda essa matéria perdida – “energia escura” e “matéria escura” – mas o nome continua a não dizer nada sobre ela. E não é que se trate de uma questão que não tenha importância; a energia escura está criando continuamente novas faixas de espaço e tempo, enquanto a matéria escura parece estar mantendo unidas todas as galáxias. Não é de estranhar que os cientistas se esforcem em buscar pistas de seus paradeiros.

2. A vida.
Pode-se dizer que é mais que um saco de moléculas, mas por que? A próxima vez que você ver uma árvore, pergunte por que ela está viva enquanto a mesa de tua cozinha não está. O fenômeno que chamamos vida é algo que os biólogos quase renunciaram em definir; em vez disso preferem pesquisar métodos para dotar de vida a diferentes combinações de moléculas. Estranhamente, a combinação mais esperançosa é similar em termos químicos ao detergente da lavadora de pratos.

3. A morte.
Aqui está o lado B do item anterior. Em biologia, as coisas finalmente morrem, mas não existe uma boa explicação para este fenômeno. Existem pistas que indicam que a ativação e desativação de certos genes que controlam o envelhecimento, mas se nossa teoria é certa, esses interruptores não deveriam ter sobrevivido à seleção natural. Depois está o argumento de que uma acumulação de falhas nos faz envelhecer. No entanto existem um monte de baleias e tartarugas que parecem envelhecer a um ritmo ridiculamente lento – se é que o fazem. Por suposto, se conseguimos averiguar a razão, isso poderiam ser uma grande notícia para o futuro dos humanos (ou inclusive para o planeta).

4. O sexo.
Charles Darwin pôde ter 10 filhos, mas não podia entender por que quase qualquer coisa em biologia emprega a reprodução sexual e não a clonagem assexuada, já que o sexo é um método de reprodução sumamente ineficiente. Seguimos sem saber a resposta. Parece plausível a sugestão que sustenta que o o fato de “embaralhar” nossos genes com os de outros indivíduos nos torna mais capazes de suportar as mudanças do meio ambiente, mas as evidências são escassas. Por enquanto, o sexo parece existir só para dar aos machos algum papel na vida.

5. O livre arbítrio.
Se quiser manter a sensatez, olhe para outro lado. Os neuro-cientistas estão quase convencidos de que o livre arbítrio é uma ilusão. Seus experimentos mostram que nossos cérebros nos permitem pensar que controlamos nossos corpos, mas nossos movimentos começam antes de que tomemos qualquer decisão consciente de movimento. Alguns pesquisadores já assistiram julgamentos para testemunhar que o acusado não pode ser acusado de nada do que fez. Espera-nos um futuro legal realmente horrível.

Via Mdig

Cogumelo Louco

32 Responses

  1. Quanto ao item 5…. eu digo que…

    Oh não ! Minhas mãos !!! O que há com minhas mãos ????

    Não consigo detê-las !!! Merda ! Merda ! Merda !!!! PARE DE ESCREVER MERDA !!!! MERDAAAAA! MERDA !!!!
    Não posso controlar meu corpo !!! ( Estou socando meu próprio rosto nesse momento !!!!)

    Bom, digamos que eu discordo do fator “científico” do item 5 e diría que é quase tão “””científico””” quanto a TEORIA da evolução

  2. Eu não tentei “dar uma de cientista” só achei bem interessante o texto e resolvi postar aqui =)

  3. O item 5 esta correto…
    suas ações, pensamento entre outras coisas são praticamente automáticos… você nao pensa…vou acordar e puft…ou vou dormi e apaga…você se deita você em uma conversa nao pensa no que vai falar…você simplesmente fala…ou você tem problemas mentais que lhe dificulta falar…voce pensa em um texto com +- 50 palavras e de repente…fala…
    controle seus batimentos cardiacos…e melhor…prenda sua respiração…fique tranquilo… se você prender sua respiração…você apenas ira desmaiar…se você não cair em algum local que bloqueie sua respiração, você voltarar a respirar…sem auxilio do “seu auto controle”

  4. É verdade o item 5 algumas coisas são incontrolavel quando você ve uma foto de uma mulher muito gostosa por exemplo eu nem penso, já vo abaixando a calça e começo a descabela não é por vontade propria…

  5. kaopskopasokpaspkoaskpoasokpaspkoasokpasokpaskopaskopaspokkopaspkoaskpoaskpoaskopaspkoaksokopaspko!
    pqp pqp punhetero! nerd!

  6. Ficou foda esse post !!

    Mas parece que tem gente que não intendeu o pq de ter sido colocado no blog

  7. Concordo com o item 5.
    Tudo hoje em dia em termos de comunicação, é feito para nos convercer.. para nso controlar..

    a mídia gera um controle.

  8. Para quem não sabe o famoso LHC que idiotas dizem que destruira o mundo e etc e tal, serve exatamente para descobrir qualé-q-é dessa matéria negra do item 1.

  9. Muito interessante o post.
    Vida e morte estão intrinsecamente ligadas.

    O livre arbítrio é algo muito interessante e poucamente discutido.
    Alguns cientistas e filósofos acreditam num determinismos tão grande, que desde o Big Bang, o destino de cada átomo ou partícula quântica no universo já estava determinada (inclusive as que compõem os seres vivos) a ponto de não haver distinção entre presente, passado e futuro. Então somos nós apenas resultado do Big Bang ?
    Não temos livre arbítrio? Cada pequeno pensamento e ato de um ser humano é apenas resultado da interação de toda matéria existente no universo?

    Algo muito interessante a se pensar antes de achar que vida e livre arbítrio são simples e facilmente concebíveis.

  10. Fico feliz em saber que gatinhas “como” MaiH leêm as mesmas besteiras que eu… MaiH vc também vê muita putaria na net???

  11. Amigos, deve ser um pouco tarde para comentar… Mas vale tentar dizer algo aqui.

    O que esse post traz, pelo menos em parte, é o que chamamos de pseudociência. A pseudociência é um problema já que ela tenta provar uma hipótese qualquer com argumentos rebuscados, que a primeira vista parecem ser científicos. Indo direto aos problemas…

    A vida: bem, o que faz uma mesa não ser uma árvore? Além do óbvio, é que as suas células nem estão mais lá. O que sobrou na mesa é apenas a “carcaça” vegetal, que é formada por proteínas e carboidratos tão estáveis e tão bem entrelaçados que são resistentes até a morte celular. A vida foi definida tantas vezes pelos biólogos que chega a ser ridículo. Essas definições são de fato complexas e envolvem o problema filosófico de definir o que é vivo. Mesmo assim, de forma geral, há duas definições: Uma é que um organismo vivo é aquele possui estrutura celular. A outra, um pouco mais abrangente (e que engloba os vírus e talvez tranposons) diz que o que é vivo possui DNA replicante. Parece um mistério do universo?

    A morte: não há uma explicação pra morte? Há sim. A morte corresponde ao fim irreversível do equilíbrio químico em organismo. Simples assim. O organismo se torna insustentável e as suas células se perdem (se ele tiver mais de uma). As baleias e tartarugas envelhecem, e todas as espécies de baleias e a grande maioria das tartarugas vivem menos do que nós. A seleção natural de fato tende a eliminar genes falhos, mas há um detalhe importantíssimo. A seleção natural só age nos organismos até o seu período reprodutivo. Porque essa é a finalidade de qualquer organismo vivo. A criatura precisa sobreviver para poder se reproduzir (o que é muito óbvio) e para que ela sobreviva, precisa estar bem adaptada até esse momento. Depois da reprodução, a seleção natural não tem mais força alguma. Se alguém duvida, pesquise sobre diversos animais que morrem durante ou logo após a reprodução (salmões, escorpiões, aranhas, efemérides, lulas, poliquetos e por ai vai).

    O sexo: Charles Darwin DESCREVEU a importância da reprodução sexuada para as espécies. Esse tópico é de longe o mais grosseiro. Quer um exemplo prático? Vá a um veterinário e pergunte pra ele qual raça de cachorro de médio porte costuma viver mais e com menos problemas de saúde. São os vira-latas. E olha, quanto mais vagabundo for o vira-lata, maiores são as chances dele viver mais e melhor. Todos os organismos diplóides (como nós e a imensa maioria dos seres vivos) possuem duas cópias do DNA. Isso quer dizer que nós temos duas cópias de cada gene. Cada um de nós possui grupos de genes para suportar o frio, calor, estresse, doenças e por ai vai. Com a reprodução sexuada temos a chance de ter duas cópias diferentes para cada gene, que na prática, seriam duas opções diferentes para lidar com um mesmo problema. A variabilidade genética te dá opções para suportar variações ambientais. Quando não existe reprodução sexuada, há uma tendência gigantesca de que, com o passar de poucas gerações, essas duas cópias de DNA se tornem exatamente iguais (como ocorre através de um processo diferente nos cães de raça). Isso é um problema porque vários organismos geneticamente iguais podem perecer se surgir uma ameaça para a qual seus genomas não estão preparados. Imaginem se todos nós fossemos clones um do outro e fôssemos todos sensíveis aos piores efeitos da gripe A? Imaginou? Entendeu por que o sexo é importante? E olha que nem entramos nos detalhes mais picantes… 😉

    Amigos, é isso. Não tenho a intenção de ofender ninguém com essas palavras e sei que o responsável pelo blog não tinha noção dessas informações. Não posso criticar os outros tópicos porque não são da minha área. O que escrevi aqui não é uma opinião, é FATO. Qualquer pesquisa vagabunda no Google resultará em respostas semelhantes.

    Abraços a todos

  12. MUITO OBRIGADO BRUNO!!!
    Por concertar esse monte de idiotices escritas acima.

    Impressionante como uma imbecilidade dessas é escrita e depois publicada.

  13. se vc n sabe interpreta um fato,azar o seu
    e se vc n acredita na teoria da evolução,prova o contrario…
    ta bom filho 😉

  14. a 5 esta totalmente correta; ou alguem aqui tem orgasmo quando quer? nao, ele simplesmente vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post comment