Automatonofobia – Medo de bonecos(as)

Automatonofobia caracteriza-se pela fobia (ou medo) de bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas. Tudo que imite um ser vivo.
A automatonofobia é mais comum do que muitos pensam e não são só crianças que sentem esse medo, também existem adultos com esses sintomas.
A verdade é que toda criança já virou algum boneco pra parede na hora de dormir, se escondeu atrás do sofá para ver se eles conversavam entre si quando estavam sozinhos, jogou fora aquele mais assustador ou teve um pesadelo no qual era ameaçado ou manipulado por um simples boneco.
O Medo de bonecos é tão comum que muitos filmes de terror abordam o tema…

São tantos os medos de bonecos que vamos falar de alguns casos principais, se vocês gostarem podemos falar mais depois

Quem também nunca teve medo daquela boneca antiga de porcelana que tem um rosto tão angelical que chega a ser diabólico? Ou aqueles bonecos de bebes tão realistas!!!

O Bonzinho é sem duvida o mais famoso dos cinemas e da medo em muita gente…

“Na noite de 9 de novembro de 1988, Charles Lee Ray, conhecido como o “Estrangulador de Lakeshore”, está sendo perseguido pelo Detetive Mike Norris. O criminoso é fatalmente atingido no coração por um tiro do policial ao se esconder em uma loja de brinquedos, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de voodoo e transfere sua alma para um boneco.”
Assim foi dado ínicio a história do boneco mais famoso do cinema. Chucky que assustava as crianças com a sua perseguição por Andy na tentativa de transferir sua alma para um corpo de verdade se transformou em uma espécie de clássico. Todos já assistiram a esse filme que rendeu 4 continuações. É certo que tanto “A Noiva de Chucky” quanto “O Filho de Chucky” estão mais para comédia do que terror, mais os fãs desse lendário boneco continuarão assistindo seus filmes mesmo assim, afinal ele é o “pedaço de plástico” mais temível de todos.
Mais Chucky não fez sucesso apenas nos cinemas, ele tem bonecos e até um

Tênis lançado pelo Rebook.

Curiosidade: Você sabia que Charles Lee Ray, o nome completo do personagen Chucky, deriva dos nomes dos assassinos notórios Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray?

Ventriloquismo

Antigamente a prática do ventriloquismo era associada à feitiçaria e muitos acreditavam que o boneco estava possuído por algum tipo de espírito.
Festas de crianças sempre tem ventrilocos, e meio a toda aquela gente convidada sempre tem um que levanta e corre pro colo da mãe com medo do boneco, enquanto outros ficam fascinados por acharem que ele realmente fala e se movimenta sozinho. Tudo bem que hoje em dia existem bonecas que até fazem xixi e escovam os dentes, mais o boneco-ventríloco tem toda uma “magia” que prende aos que assistem acreditando assim que ele realmente está vivo.
Um bom exemplo de filme que fala sobre esse tipo de boneco é “Gritos Mortais”, dos mesmo criadores de “Jogos Mortais” ele conta da história de Mary Shaw, uma famosa ventriloca que acusada da morte de um garoto foi perseguida pelos moradores que cortaram sua língua, mataram-na e a enterraram com as “suas crianças”, uma coleção de bonecas Vaudeville feitas à mão, desde então, Ravens Fair foi amaldiçoada.

Bonecos de Olinda

Acreditem ou não tem gente que sente medo desses bonecos gigantes.
Os bonecos de Olinda chegam a ter até três metros de altura, durante o carnaval mais de 500 invadem a cidade, entre eles o “Homem da Meia-Noite”, a “Mulher do dia”, a “Menina da Tarde” e o “Menino da Tarde”, que são uns dos mais conhecidos por todos.
Lendas

Na década de 80 no Brasil o boneco da Xuxa e do Fofão ganharam lendas assustadoras, e o MEDO aumentava porque alguns jornais confirmavam as crenças…
Xuxa

Não é de hj que acreditam que a Xuxa fez pacto com o Demo pra conseguir tamanho sucesso que ela teve na década de 80. Daí também sai a história que a boneca da Xuxa tinha uma macumba pra vender mais.
A Historia piorou quando uma mãe contou aos jornais que sua filha tinha sido assassinada por uma boneca da Xuxa. Ela deixou a menina no quarto com a boneca e quando foi no quarto colocar a filha pra dormir ela estava morta com uma faca e com a boneca no colo dela.

Fofão

O Fofão em si já é uma figura assustadora, aquele ser deformado metade humano metade cachorro era um tanto bizarro. Coincidência ou não quando o boneco do fofão foi lançado tinha o mesmo tamanho e as mesmas roupas do Chucky o brinquedo assassino, e saiu mais ou menos na mesma época do filme. Assim não é difícil imaginar quanta gente já não tinha medo dele por ai.
O MEDO aumentou quando algum jornal informou que o boneco do fofão tinha uma magia negra e como prova falou que tinha um punhal dentro de todos os bonecos do fofão.
O punhal realmente tinha a duvida fica é se tinha magia negra ou não ?…

São muitos os filmes inspirados em bonecos, então vamos alguns obrigatórios pra quem tem MEDO de bonecos…

Gritos Mortais
Mestre dos Brinquedos
Boneca Assassina
Demonic Toys
Brinquedo Assassino 1, 2 e 3.
A Noiva de Chucky
O Filho de Chuchy

Via Medo B

20 Responses

  1. Eu tenho pavor de bonecos!!
    Escondia eles, virava de costas…saía correndo. Não conseguia dormir com aqueles olhos de plástico me encarando….!

  2. AH, essa coisa do Fofão é a “coluna” do boneco… Apesar que dá medo essas histórias tbm… Uma vez sonhei que um boneco amassava meus pais e jogava eles no lixo xD

    Ótimo blog!

  3. Depois que vc crece não da mais memo mas lambro que quando éra menor morria de medo do chuck… ” palhaços tambem me assustavam”

  4. Se alguem com essa fobia ae assisti Toy Story, a pessoa pode te um infarte intão?
    O_o

    e pq MEDO parece DEMO?
    :S

  5. eu tinha um fofão, sempre goste dele e não tinah medo, ja as bonecas da minha irmã me davam calafrios.

  6. eu cresci vendo TOY STORY. Na verdade, eu torcia pra que meus brinquedos tivessem vida, eu espiava eles até uns 4 anos . hsaushuahsua

  7. Uma feez no colegio teve uma fera de objetos antigos ai tinha um boneco do fofão que parecie encarar todos que o olhavam ai eu pidir pra veer e atrar dele dentro da roupa tinha um ziper ai eu abrir tinha um cajado , a gente qee diz que esti cajado e do Demo sera ??? HASHASHAS

  8. ok, ok, acho que eu tenho automatonofobia, vou jogar minha boneca de porcelana CARÍSSIMA fora e fechar as janelas O.O

    *MEEDO*

  9. Eu sou Automatonofobica, voces nao fazem ideia do que é isso, até minha psicologa me acha estranha porque eu tenho 14 anos, eu nao consegui ler tudo por causa das imagens dos bonecos, eu nao consigo olhar pra bonecos sem chorar, principalmente ventrilocos. Pra mim isso nunca foi algo passageiro e coisa de criança, eu tenho um medo irracional e psicotico de todo tipo de bonecos. Quando eu era pequena, as crianças nao me chamavam pra brincar porque eu fugia das barbies. Eu tinha apenas uma boneca em meu quarto quando tinha 12 anos, meu pai nao queria que eu desse pra os outro porque era uma ”lembrança” da minha infancia, mas eu nao entrava no meu quarto por causa da boneca, e sempre tive medo de dizer pro meu pai que tenho medo de bonecos, ate que um dia ficou evidente o meu terror e ele me levou na psicologa. Eu sou louca.

  10. as imagens são aterrorizantes, ainda mais uando se esta sozinha em uma casa cheia de bonecas…me deu calafrios…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment