Lei sobre pensão alimentícia

Lei sobre pensão alimentícia

Quando um casal  que tem um filho terminam seu relacionamento, os vão a procura dos seus direitos, primeiros eles procuram saber quem vai  ficar com o a guarda dos filhos e  segundo, precisa se saber qual será o valor que a outra parte vai pagar de pensão alimentícia. Essa dúvidas sobre pensão alimentícia acabam virando polemica e muita briga.

De acordo com a lei, a pensão alimentícia deve ser paga pelo responsável pela guarda dos filhos menores de idade, em casos de separação. Mas o que realmente gera duvidas é referente ao pagamento da pensão, sobre valores, até quando deve ser paga.

Valores Pagos Pensão Alimentícia

Não existem nenhum valor estipulado para a pensão. O valor depende de alguns requisitos e  critérios que é julgado pelo Juiz. Porém, se os pais chegarem a um acordo que não represente prejuízo para os filhos, nada impede que esse valor possa ser homologado pelo juiz. Geralmente os juízes estimulam um valor que não comprometa toda a renda, os valores sempre ficam em média de 1 terço do salario da folha.

A pensão deve ser paga para o filho até ele completar 18 anos. Porém, se ele estivem estudando em uma faculdade, esse dinheiro terá de ser pago até os 24 anos de idade ou conclusão do curso. Em caso de problemas de saúde, a pensão também não pode ser suspensa até a criança melhorar. Por fim, outra exceção: se ele for incapaz, a renda deverá durar a vida toda.