Entre um dos maiores sonhos das mulheres está a vontade de ser mãe, mesmo com o desenvolvimento da mulher e de sua alta responsabilidade profissional na atualidade, muitas mulheres ainda tem esse sonho, porém nem sempre a família está bem financeiramente para ter um filho, o que acaba se tornando uma grande preocupação mesmo antes da criança chegar.

Assim como prevê as leis brasileiras, algumas mães tem direito a receber o seguro maternidade que também é conhecido como salário maternidade.

 

Seguro Maternidade – O que é? Como Funciona?

download (4)

O seguro maternidade é um benefício oferecido pela Previdência Social que tem por finalidade oferecer uma renda para a mãe que acabou de ter o filho e está impossibilitada de trabalhar devido aos cuidados com o bebê. Esse benefício é oferecido para empregadas domésticas e também para contribuintes autônomas, porém muitas mulheres ainda não estão cientes desse benefício e acabam deixando de lado seu ganho, o que acaba se tornando um grande problema, por isso a mulher gestante que se encaixa em uma das áreas informadas acima tem direito a receber o benefício.

 

Essa lei entrou em vigor durante o ano de 2002, desde então as contribuintes e empregadas domésticas tem o direito de receber o seguro maternidade, uma renda extra que tem por finalidade oferecer um apoio financeiro, visando dessa forma cobrir os gastos pessoais e também os gastos com a criança. O pagamento do seguro maternidade começa a ser feito assim que se inicia o oitavo mês de gestação, após esse período a contribuinte já pode utilizar o atestado médico como comprovante para o recebimento do benefício.

Caso você esteja com todos os documentos em mãos e queira requer o seguro maternidade, basta seguir até uma unidade de atendimento da Previdência Social, portando também seus documentos pessoais para que seja dado entrada nos papéis e assim garanta a aquisição de seu benefício. Para mais informações siga até uma unidade da Previdência mais próximo de sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.