Como organizar uma festa de noivado

 

Primeira coisa que é bom ter em mente é que  festa de noivado  não é obrigatória. Mesmo assim, muitos casais optam por fazê-la para marcar o momento especial do pedido de noivado e se divertir com os preparativos como a festa de noivado, chá de cozinha e chá de lingerie,

 

O noivado marca o momento a partir do qual os noivos começam de fato os preparativos para o casamento e vida em comum.

download

Maneiras de se fazer a festa de noivado

 

O noivado pode ser realizado de duas maneiras:

 

O noivo faz o pedido em particular com a noiva , eles já começam a usar a aliança e só depois fazem uma festa de noivado para comunicar oficialmente aos parentes e amigos mais próximos sua decisão.

 

O noivo faz o pedido na festa de noivado para a noiva e eles começam a usar a aliança do dia da festa de noivado. Neste caso a própria entrega das alianças é o ponto culminante da festa.

 

Nos Estados Unidos é comum que o noivo entregar à noiva um “anel solitário” sendo que somente a noiva usaria o anel. No Brasil é mais comum que os noivos usarem as alianças na mão direita; nesse caso, ambos usam e é mais comum aqui no Brasil.

 

 

Preparando a festa

 

Quanto ao número de convidados, em regra, deve-se convidar apenas familiares próximos e amigos muito íntimos, principalmente os futuros padrinhos. Não há a necessidade de convidar muitas pesoas e é pouco usual no Brasil que se faça isso.

 

A festa de noivado pode ser para 10, 30 a 100 pessoas. Uma dica importante é lembrar que festas maiores requerem mais preparativos o que dificulta a preparação da festa apenas pelo casal seus amigos e familiares. Vale lembrar também que acima de 30 convidados já é aconselhável fazer  um convite formal da festa. Para menos convidados pode-se fazer o convite através de uma visita ou ligação telefônica.

 

A recepção do noivado, tradicionalmente, é na casa da família da noiva mas também pode ser realizada em restaurantes, clubes e salão de festas. A maioria dos noivos e familiares preferem fazer as próprias comidas para o noivado ao invés de contratar buffet. Porém essa opção pode ser muito honerosa em termos de tempo e trabalho no caso de festas com mais de 30 convidados. Neste caso recomenda-se contratar um buffet.