As 10 criaturas mais fantásticas do mundo

Via O buteco da Net


A natureza é realmente fantástica! Basta você parar pra estudar a quantidade de animais fantásticos que existem no mundo. Desde anfíbios cegos até lagarto que parece com árvore – veja 10 das criaturas mais incríveis da natureza.


Anguinus Proteus
Este é um anfíbio que vive nas escuras cavernas da Europa e erroneamente chamado de “bebê” dragão. Complemente cego, e quase sem pigmentação no corpo, a vida do proteus é praticamente sensorial. Apesar de ser cego, ele usa sinais químicos e elétricos para se alimentar. O proteus tem pele macia e pálida que se assemelha um pouco a de um ser humano, daí seu apelido local de “peixe humano”.


Polvo Blanket
Os polvos são animais extraordinários. Entre as muitas características, podemos mencionar seus três corações, saliva venenosa, bico de papagaio escondido e a capacidade de mudar a cor e textura da pela com incrível facilidade e velocidade. Disto isto, há alguns polvos que são mais bizarros que outros. O polvo cobertor é um deles. Para começar, a fêmea é 40 mil vezes mais pesada que o macho. Quando sente-se ameaçada, a fêmea também pode estender uma membrana entre seus braços que faz com que ela pareça maior e mais arrojada do que realmente é.


Centrolenidae
O que faz este pequeno sapo tropical tão surreal é a sua pele translúcida que, basicamente, faz dele uma lição de anatomia. Na verdade, alguns de seus órgãos internos, como coração, intestinos e fígado são praticamente visíveis quando se olha para baixo dele.


Blobfish
Encontrado nos oceanos ao redor da Austrália e Tasmânia, o Blobfish leva uma vida bastante passiva, alimentando-se de pedaços de detritos flutuantes ao seu alcance. Raramente vistos vivos, o peixe Blobfish é ocasionalmente capturado por redes de pescadores.


Aranha assassina
A aranha assassina mede apenas 2 mm de comprimento e, apesar do nome e aparência assustadora, é totalmente inofensiva para os seres humanos. Seu pescoço longo evoluiu especificamente para suportar o peso de suas enormes mandíbulas, que estão armadas com presas venenosas e agem como armadilhas mortais para aranhas menores, que são seu principal alimento.


Hatchetfish
O hatchetfish é encontrado em todos os oceanos, com exceção das regiões mais frias. Assim como o proteus e o blogfish, passa sua vida inteira na escuridão quase completa. Parece assustador, mas o hatchetfish não representa nenhuma ameaça para os seres humanos, tendo apenas alguns centímetros de comprimento.


Caranguejo Hairy
Também conhecido como caranguejo Yeti, este crustáceo tem o corpo totalmente coberto por densas cerdas, como aquelas encontradas nas pernas de alguns camarões. Essas cerdas parecem funcionar como um filtro, desintoxicando a água. O caranguejo Yeti é cego e incolor e vive sua vida inteira na escuridão, tal como o proteus e o blobfish. Parece que a natureza envia muitas das suas criações mais surreais para os lugares onde os seres humanos não podem alcançar.


Dragão do mar
Este peixe, estreitamente relacionado com o cavalo marinho, sobrevive fingindo ser uma alga marinha. O que contribui para este efeito são as barbatanas dorsal e peitoral transparentes e praticamente invisíveis. Estas criaturas incríveis têm estranhos hábitos reprodutivos. A fêmea põe os ovos dentro do corpo do macho através de um longo tubo. Ele é encontrado na costa sul e oeste da Austrália.


Gecko cauda de folha
A evolução alcançada por este lagarto é uma coisa impressionante. Ele é encontrado apenas em Madagascar e é um exímio comedor de insetos. Sua pele se parece com casca de árvore.

Infelizmente, esta incrível espécie está ameaçada devido ao comércio de animais de estimação e a devastação de seu habitat natural (a floresta de Madagascar foi reduzida em 90% e a maioria das espécies estão à beira da extinção).


Lagarto Hemeroplanes
Ela é uma verdadeira obra-prima da natureza. Incrivelmente rara, ela vive apenas nas florestas tropicais do México e América Central. O pequeno animal possui cores um pouco monótonas, mas se ameaçado por um predador potencial sofre uma transformação incrível, inflando a parte da frente do seu corpo, até que se pareça com um pequeno viperídeo, pronto para injetar seu veneno mortal.

O Lagarto Hemeroplanes é pouco conhecida e, infelizmente, em extinção devido ao desmatamento.

51 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.