1. VONTADE DE FAZER XIXI? PENSE EM SACANAGEM
Pensar em sexo mantém o cérebro ocupado, por isso o desconforto parecerá menor. Temos dois impulsos da urina. Quando a bexiga expande, gera um estímulo de urinar, chamado primeiro estímulo, que é suprimível. Agora há um segundo, que é quando a bexiga está com seu volume máximo suportável. Se for esse o caso, aí não adianta pensar em nada.

2. PREVINA A MIOPIA
Segundo a oftalmologista norte-americana Anne Barber, a miopia raramente é resultado da genética. A principal causa é forçar a visão: ficar muito tempo em frente ao computador ou à televisão, por exemplo. Para evitar isso, de tantas em tantas horas durante o dia, feche seus olhos, contraia seu corpo, respire profundamente, e após alguns segundos expire e solte os músculos ao mesmo tempo. Apertar e soltar os músculos, como bíceps e glúteos, pode fazer com que outros músculos, como os dos olhos, relaxem também.

3. APAGUE O FOGO COM AS MÃOS!
Quando queimar o dedo acidentalmente no fogão, limpe a pele e exerça uma leve pressão com a ponta de outro dedo. O gelo iria aliviar a dor mais rapidamente, mas, como o método natural faz com que a pele volte à temperatura normal, há menos chances de formar bolhas.

4. SE A GARGANTA ARRANHAR, COCE A ORELHA
Quando os nervos da orelha são estimulados, isso cria um reflexo na garganta, que causa um espasmo muscular. Esse espasmo alivia a coceira da garganta. Mas esse alívio varia de indivíduo para indivíduo e também depende do tipo de coceira. Por exemplo, o pigarrear do fumante é resultante da tentativa do organismo em manter a fisiologia da traquéia adequada, produzindo muco excessivo. Isso gera irritação, coceira e tosse. Essa coceira não irá melhorar nem esfregando a orelha com palha de aço.

5. MEDO DE AGULHA? TUSSA
Cientistas alemães descobriram que tossir durante a aplicação de injeção pode diminuir a dor provocada pela agulha. De acordo com os pesquisadores, isso causa um aumento repentino e temporário na pressão exercida no peito e no canal da espinha, inibindo as estruturas condutoras da sensação de dor na medula espinhal. Mas essa inibição é muito rápida, só vale no momento da picada. Há vários tipos de injeção. Por exemplo, a intramuscular, que gera muita dor, e a intradérmica, que gera só a dor da picada na pele. Somente esta última pode ser suprimida por outro estímulo.

6. PARA COMBATER A AZIA, MUDE DE LADO
Estudos mostram que pacientes que dormem virados para o lado esquerdo têm menos chances de sofrer de refluxo estomacal. O estômago e o esôfago estão conectados em um determinado ângulo. Quando você dorme virado para o lado direito, o estômago fica mais alto do que o esôfago, permitindo que a comida e o ácido estomacal deslizem para sua garganta. Quando você vira para o lado esquerdo, o estômago fica mais baixo do que o esôfago, e a gravidade a seu favor. Dependendo da azia, não adianta nem ficar de ponta-cabeça, é preciso procurar um médico.

7. PARA EVITAR AQUELA DOR DO LADO QUANDO VOCÊ CORRE, EXPIRE QUANDO SEU PÉ ESQUERDO TOCAR O SOLO
Se você é como a maioria das pessoas, quando corre, você expira quando seu pé direito toca o chão. Isso coloca pressão no seu fígado (localizado no lado direito), que o repassa para o diafragma e produz aquela “dorzinha do lado”. Por isso o conselho é exalar o ar quando seu pé esquerdo tocar o chão.

8. FAÇA O MUNDO PARAR DE GIRAR
Para acabar com aquela tontura resultante de uns drinques a mais, basta colocar suas mãos em algum lugar estável. O órgão responsável pelo equilíbrio, a cóclea, flutua em um fluido que tem a mesma densidade que o sangue. À medida que o álcool dilui o sangue na cóclea, o órgão se torna menos denso. Isso confunde o cérebro. A informação tátil de um objeto estável dá ao cérebro uma “segunda opinião”, e você fica mais equilibrado. Como os nervos das mãos são muito sensíveis, a tática funciona melhor do que manter os pés no chão.

9. DERRETA SEU CÉREBRO
Para evitar aquela dor de cabeça característica de quando se toma uma grande quantidade de sorvete muito rápido, pressione sua língua contra o céu da boca. Não é nenhum tipo de simpatia ou mandinga, como pode parecer. Como os nervos da região ficarão extremamente gelados, seu corpo irá pensar que seu cérebro também está congelando. Quanto mais pressão você aplicar no céu da boca, mais rápido a dor de cabeça irá diminuir.

10. O CORAÇÃO DISPAROU? ASSOPRE
Para controlar o nervosismo que que antecede a entrevista de emprego ou o primeiro encontro, assopre bastante (num saquinho, no seu dedo ou em qualquer outro lugar). A estratégia funciona porque, quando sofremos uma grande descarga nervosa e não estamos em movimento, temos uma hiperventilação. Quando isso acontece, temos um aumento na concentração de oxigênio em um lugar chamado gás alveolar, que se localiza no alvéolo pulmonar (onde ocorrem as trocas de gases no pulmão). Quando respiramos dentro de um saquinho, por exemplo, o efeito é a diminuição da freqüência cardíaca, devido à redução do oxigênio no gás alveolar. Isso faz com que a freqüência cardíaca volte ao normal rapidamente, sem precisar de calmantes.

Via: Renato Romani, fisiologista, professor do curso de medicina do esporte do Cemafe/Unifesp

31 comentários em “10 Dicas e Truques para Enganar seu Corpo

  • abr 26, 2010 em 15:34
    Permalink

    Para evitar todos as reações e ações referidas acima,
    1º pegue um revolver calibre 38 (TrêsOitão)
    2º Mire em Sua cabeça de Preferencia no local do Cerebelo.
    3º Pressione o Gatilho e Diga O REBOLATION E BOM.
    4º Se Sobreviver FUUUUUUUUUUU

  • abr 26, 2010 em 17:19
    Permalink

    Tenho um certo medo de agulhas… Juro que vou tussir quando eu for fazer exame de sangue.. kkkkk!!
    não custa tentar, vai que dá certo!

  • abr 26, 2010 em 20:15
    Permalink

    se a primeira fosse verdade, homem passava anos sem fazer xixi…

  • abr 26, 2010 em 22:15
    Permalink

    gente, já trabalhei em farmácia e aplico injeções, nunca, em hipótese alguma faça a ação de tossir quando alguem estiver aplicando a injeção, a pessoa que esta aplicando pode se assustar e quebrar a agulha dentro de vc, ou mesmo vc pode se mexer ao tossir e vai doer muito mais do q picada, sem contar que a pessoa q esta aplicando pode errar o lugar certo…. entao é melhor tomar cuidado…

  • abr 26, 2010 em 22:23
    Permalink

    Cara na boa, muito obrigado faz ANOS que eu quero saber o porque nos filmes e etc, quando a pessoa ta nervosa pedem pra ela respirar em sacos..

    Nunca me lembrava de procurar EueuehuehEUEUHE

  • abr 26, 2010 em 23:27
    Permalink

    Quanta besteira…e tem gente que acredita mesmo sem nem saber de onde veio a informação…

  • abr 27, 2010 em 00:32
    Permalink

    qe bonitinho.

  • abr 27, 2010 em 00:48
    Permalink

    Adorei a numero 8
    agora ja sei o que fazer quando o mundo girar ao meu redor
    o dificil vai ser me lembrar disso na hora
    IOASJDIOASJDOIASJDIOASJDIOJAS

  • abr 27, 2010 em 13:26
    Permalink

    4: “Essa coceira não irá melhorar nem esfregando a orelha com palha de aço.”
    Ri muito agora.

  • abr 27, 2010 em 14:25
    Permalink

    Eu sempre cocei a orelha para aliviar a garganta, mas admito que não sabia dos outros

  • abr 27, 2010 em 17:00
    Permalink

    Gostei das dicas, cogumelo louco sempre com bom conteúdo XD

  • abr 28, 2010 em 16:22
    Permalink

    maldade….. =/

  • abr 29, 2010 em 03:10
    Permalink

    O do assopro eu já fazia e nem sabia, era como uma reação natural minha nas horas de estresse, mas agora eu sei que isso funciona mesmo xD

  • maio 1, 2010 em 00:35
    Permalink

    Isso não é da revista Mundo Estranho?

  • maio 2, 2010 em 04:47
    Permalink

    AEHUAHEUHEUAHEUAHEUAHEUAHEA

  • maio 2, 2010 em 20:38
    Permalink

    “1. VONTADE DE FAZER XIXI? PENSE EM SACANAGEM”

    funciono comigo isso umas 7 vezes so hoje

  • maio 3, 2010 em 02:26
    Permalink

    aushdaushduashduashduahsduhasudh
    Verdade

  • maio 3, 2010 em 20:26
    Permalink

    ba vo tenta a da dorzinh E DO CORAÇAO DO CORAÇAO QUANDO TEM Q ENTREGA PROVA NS OU QUANDO VO PIDI PARA FICAR COM ALGUMA LOKA E A DA DPRZINHA PARA O ATLETISMO

  • maio 4, 2010 em 03:32
    Permalink

    A #7 da dor ao correr é fato, quando eu fazia escolinha sempre reclamava com o professor de dor, e ele me ensinou isso, dá pra ganhar quase uma hora a mais de corrida.

    o resto eu vou testar.

  • maio 5, 2010 em 13:41
    Permalink

    Eu faço o número 4 toda hora, e nem sabia que era um tipo de espasmo muscular uhauaahuau
    Não sabia porque atribuia orelha a garganta, mas agora ja sei hohohoo
    valeu

  • jun 17, 2010 em 18:40
    Permalink

    cara o a primeira é mentira por que se fosse verdade o homem viviviria anos sem fazer xixi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.